quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tiradentes: 21 de abril

Tiradentes e seus amigos, viviam, no século XVIII, sob regras de um governo constituído, das quais não gostavam. O grupo chamado de Inconfidentes, do qual ele participava, resolveu então, tomar atitudes afim de derrubar esse governo, que já contava com quase 300 anos de tradição e legitimidade. Interessante notar que “inconfidente” significa “infiel” ou “traidor daqueles que nele confiam”, segundo o Aurélio. Como além de inconfidentes eram também incompetentes, traíram uns aos outros e foram todos presos e julgados. Como muitos elementos do grupo eram filhinhos de papai rico, com patentes superiores, apenas Tiradentes, por ser de classe social mais baixa, foi condenado à morte. Enforcado, esquartejado, aquele horror. Após a Independência, o governo acabou sendo modificado para o Império, estranho período esse, no qual o pai (Dom Pedro I ) tem cara de filho jovem e mulherengo, e seu filho (Dom Pedro II ) tem cara de pai, velho e cansado. Tiradentes estava esquecido, e assim permaneceu até que em 1889, com a chegada da República, os militares, que haviam expulsado o Imperador do país, precisavam de novos ícones de heroísmo nacional. Mitificaram então a biografia de Tiradentes, dando-lhe ares de santidade. As semelhanças de suas imagens barbudas e serenas não é acidental, pois tenta-se aproximá-lo da figura de Cristo. Observe as fotos:


 














Fica a lição: o bandido fora-da-lei de um governo é o herói de outro governo. E por causa desse monte de asneiras, neste país de preguiçosos, hoje não se trabalha.

2 comentários:

  1. O DOC DISSE: E por causa desse monte de asneiras, neste país de preguiçosos, hoje não se trabalha.
    EU DIGO: CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU!!!
    Ô povo preguiçoso é o brasileiro, não é atoa que q o país está como está! Tudo é motivo pra feriado!!!

    ResponderExcluir
  2. Hummm... não sejam tão radicais, só assim pude pegar um ônibus andar 1.200km e ver meus pais.
    No meu caso, um dia a mais um a menos de trabalho parece não fazer diferença nenhuma mesmo... Quem se importa tanto com educação??? Eu, vc, alunos, o governo???
    Pobre Tiradentes, o fato de ter sido cobaia na história, tinha que servir p/ alguma coisa nesse país de[...].

    ResponderExcluir