quinta-feira, 12 de maio de 2011

Os Papuas

Muitas pessoas sabem que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (vide foto). O Arcebispo Ussher (vide postagem de 05/11/2010), após estudar exaustivamente a Bíblia, conseguiu determinar que isso aconteceu exatamente às 9 horas da manhã do dia 23 de outubro do ano de 4004 antes de Cristo.
Mas outras pessoas acreditam em coisas diferentes. Os seguidores de Darwin, também conhecido como o Capelão do Diabo (não custa lembrar), tem a estranha convicção de que o homem é um animal, e que evoluiu a partir de criaturas simiescas. Segundo eles, há cerca de 3 milhões de anos, na África, alguns antropóides começaram a andar sobre duas pernas e assumiram a forma que eles chamam de “Australopitecus africanus”, que com o passar do tempo, mudaria de nome, para “Homo habilis”, depois “Homo erectus”, e por fim, há cerca de 500 mil anos, para “Homo sapiens”. Ainda segundo eles, por volta de 40 mil anos atrás, teria acontecido o que chamam de “grande salto para frente”, com o desenvolvimento da fala, arte e religião. Eles tem a estranha convicção (mais uma) de que foi o homem que criou Deus, e não o contrário. De qualquer forma, o que eles chamam de “paleolítico”, ou “idade da pedra”, teria terminado há cerca de 10 mil anos, com o advento da civilização, quando, após desenvolver a agricultura, o homem passou a viver em grandes assentamentos, as “cidades”. O resto, sabemos de cor. Com o aparecimento da escrita, inicia-se a história. Os homens desenvolvem ciência e tecnologia, guerreiam e se matam, atravessam oceanos. Alguns dizem que os homens chegaram até a Lua, outros dizem que não. Fico na dúvida.
Acontece que, em alguns lugares remotos do mundo, os homens continuaram à margem desses desenvolvimentos. Quando os europeus exploraram o Oceano Pacífico, descobriram a Ilha de Nova Guiné, e seus habitantes, que não haviam saído da Idade da Pedra, não sabiam ler, não temiam a Deus, nem sabiam que existiam pessoas diferentes em lugares distantes. Os habitantes dessa ilha são os Papuas. Verdadeiros homens “das cavernas”, embora não vivam em cavernas. Desde adolescente sinto-me fascinado pelos Papuas. Acredito que temos muito a aprender com eles. Eu falava tanto neles, que alguns amigos queridos e suas famílias até hoje me chamam pelo antigo apelido de “Papua”. É isso. Alguém pediu que eu explicasse de onde vem esse apelido. Está feito. É por isso que eu sou o “Papua”.

Um grande abraço a meu amigo Rogério e sua querida família!
 

4 comentários:

  1. Oi Dr.
    É por essas e outras que te admiro!!!

    Abração

    Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Onde foram parar os cometários já feitos sobre este importante tema???

    ResponderExcluir
  4. MARIA BETANIA13 maio, 2011

    EU NÃO SEI?MAS TENHO UMA SUSPEITA!!!
    TALVEZ FORAM ENVIADAS PARA A ILHA DE NOVA GUINÉ RSRSRS

    ResponderExcluir