segunda-feira, 16 de maio de 2011

João Paulo 2º: Como se faz um santo

Reconhecer a santidade é uma tarefa hercúlea. O candidato enfrenta uma minuciosa investigação de sua vida pela Congregação para as Causas dos Santos, entidade de tradição, fundada em 1588 pelo Papa Sisto 5º, composta de 34 membros (cardeais, arcebispos e bispos), um promotor da fé, 5 relatores e 83 consultores. João Paulo 2º, o Papa campeão em nomeação de santos (foram 482 em seu reinado), simplificou o processo, eliminando a figura do “advogado do Diabo”, que tinha por função apresentar argumentos contrários à causa.
O primeiro passo consiste no anuncio, por parte de um bispo atento, em qualquer diocese, da virtuosidade de um servo de Deus. Isso só pode ser feito 5 anos após a data da morte do morto. Depois disso, se o Papa proclamar que o candidato a santo tinha “virtudes heróicas” por seus atos na Terra, ou então por seu martírio, ele passa a ser considerado “venerável”. A seguir, para que o venerável seja proclamado “beato”, se faz necessária a confirmação de um milagre a ele atribuído. Mas a Santa Igreja é sábia e rigorosa. Um milagre só não basta. É preciso que seja confirmado um segundo milagre, aí sim pode ocorrer a canonização, e o beato virar Santo.
Independentemente da opção religiosa de cada um, precisamos nos unir em prol dessa causa. Participe da campanha que procura o segundo milagre de João Paulo II. Quem souber de algum, favor avisar diretamente ao Vaticano (para que as medidas canônicas cabíveis sejam encaminhadas) no endereço:

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Mauricio

    Depois de resolvido o caso da beatificação, começa o marketing em cima das imagens dos “santos”. Uma imagem que não apresenta um visual contextualizado com as tendências da época precisa ser modificada para ficar mais atraente à devoção popular. o que o sr. acha???? eu acho que agora o rpoblema vai começar!

    Abraço
    Pessoa

    ResponderExcluir
  3. MARIA BETANIA17 maio, 2011

    SUE CONCORDO COM VC O DR. NÃO VALE NADA,MAS MESMO ASSIM GOSTO DO MEU EX MEDICO.SAUDADES!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. MARIA BETANIA17 maio, 2011

    E AI ALGUÉM JÁ ENCONTROU O SEGUNDO MILAGRE ?????

    ResponderExcluir
  5. MARIA BETANIA17 maio, 2011

    TODO MUNDO PRECISA DE APROVAÇAO ?????DR.POR FAVOR RESPONDA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Luiza Martins17 maio, 2011

    DOC. Mauricio que bom reencontralo!!!!!Um grande abraço.

    ResponderExcluir