quarta-feira, 24 de março de 2010

Remédios para emagrecer

Cassandra, a filha mais jovem e bela do rei Príamo, princesa de Tróia, já tinha tudo o que uma jovem podia desejar: riqueza, beleza e posição social. Assim, quando o Deus Apolo, filho de Zeus, por ela se apaixonou, como ela resistisse a suas investidas, nada tinha de material a lhe oferecer, subornou-a com o dom da profecia. Como profetiza, Cassandra passou a ser capaz de prever o futuro. Mesmo assim, ela recusou seu amor. Nada pior do que um Deus sexualmente frustrado. Furioso, Apolo não volta atrás (afinal ele é um Deus, digam o que quiserem deles, os deuses sempre cumprem suas promessas), mas como vingança, determina que ninguém acredite nas profecias dela. Assim se consuma a tragédia: Cassandra é capaz de prever a queda de Tróia, avisa a todos que recusem o presente dos gregos (o Cavalo de madeira do ardiloso Ulisses), mas conforme os desígnios de Apolo, ninguém a leva a sério e Tróia sucumbe.
Pacientes que me pedem receitas de remédios para emagrecer, o que acontece quase diáriamente, fazem-me reviver o drama de Cassandra. Eu aviso, explico, repito e enfatizo: esses remédios são perigosos, podem fazer muito mal, não os tomem! Advertência inútil, o desejo de emagrecer, de atingir o corpo “perfeito”, faz com que eu não seja ouvido. Conseguem os medicamentos cuja prescrição eu recuso, por outras fontes, retornando mais tarde para que eu conserte os estragos. Remédio para emagrecer, ou é enganação para ganhar dinheiro de incautos, ou é perigoso. Os que “funcionam” também causam sérios distúrbios emocionais e trazem riscos cardiovasculares. As clínicas psiquiátricas estão repletas de pessoas, principalmente mulheres, internadas devido ao uso dessas drogas, que causam depressão e psicose em quem nada antes tinha, e agravam quadros leves preexistentes.
Sendo assim, me perguntam: por que eles existem? Eu respondo: Remédio para emagrecer é presente de grego.

6 comentários:

  1. Adorei o tópico, era algo que estava faltando para o blog ser completo( na minha humilde opinião)mas, o que fazer quando dietas e exercícios não fazem efeito? O que resta pra nós senão tentar essas "fórmulas milagrosas", quando fechar a boca, passar fome e se matar na academia não surti efeito? É fácil para qualquer um dizer: feche a boca e malhe que vc emagrecerá! Difícil é obter resultados!!!!!

    ResponderExcluir
  2. M. Rosa dajg@ig.com.br24 março, 2010

    Realmente, remédios para emagrecer não surtem efeito nenhum, na minha opinião a pessoa tem que se aceitar do jeito que está, não adianta violentar o próprio corpo isso só leva a destruição da própria imagem ou as vezes a morte.
    Aprendi com a vida que a melhor dieta é estar bem consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. soraya Abreu25 março, 2010

    Bem lembrado Dr. Mauricio...esse assunto é bastante preocupante principalmente porque um estudo das Nações Unidas aponta que o Brasil está entre os maiores consumidores do mundo de remédios para emagrecer

    ResponderExcluir
  5. Acho que a gente nunca pode aceitar algo que não nos faz feliz!!! Eu não me aceito gorda, pq não sou feliz assim!!!Já tomei remedios para emagrecer e continuarei tomando, precisamos sempre pensar na nossa saúde fisica e mental! Por isso antes de tomar qualquer tipo de medicação o ideal é sempre procurar um bom especialista e fazer todo tipo possível de exames!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que devemos aceitar a natureza tal qual ela é, aceitarmos o nosso corpo e aprender a envelhecer com naturalidade. Não sou obesa e procuro manter minha saúde/corpo com a prática de esportes e uma alimentação saudável, portanto nunca precisei recorrer a estes remédios para emagrecimento.Mas fica aqui um questionamento: Como se sentem as pessoas obesas que não conseguem emagracer naturalmente, como fica sua auto estima, como conseguem lidar com a discriminação que sofrem? Devemos usar de empatia e mais do que criticar, o ideal seria encontrarmos uma nova solução para estes casos.

    ResponderExcluir