quarta-feira, 27 de julho de 2011

Homeopatia, a farsa

Conversar com um homeopata convicto me traz o mesmo desconforto que conversar com um religioso fanático.
A homeopatia é uma prática pseudocientífica, um resquício medieval, que antecedeu a prática do método científico. A ciência moderna busca o conhecimento, submetendo-o a testes eficazes (duplo-cegos, randomizados, multicêntricos), e permanece sempre aberta à dúvida e aos questionamentos, o que leva a seu contínuo aprimoramento. Com o desenvolvimento do método científico, a alquimia deu origem à química moderna. Sem esse método, a “medicina” homeopática se sustenta, na fé e convicção irracionalmente bizarra de seus seguidores, sem evoluir, de maneira estática, como um dogma.
Samuel Hahnemann, no séc. XVII, numa época que a medicina usava sangrias e purgantes, não se sabe o porque, teve a estranha idéia de que, quanto mais diluídas as substancias, maior seu efeito curativo. Desenvolveu o processo de “dinamização” dos medicamentos, diluições sucessivas que despertariam “propriedades latentes” que atuariam na “força vital”, uma “energia espiritual” negativa, que atrairia os “miasmas” causadores de doenças. Para ser exato, em uma diluição de 30X seria necessário beber 7.874 galões [30 m³ ou 30.000 litros] da solução para se esperar encontrar apenas uma única molécula de medicamento. Os modernos homeopatas concordam que realmente não há nenhuma molécula de medicamento em seus remédios, mas que o líquido “se lembra" da substância após o processo de diluição. Quando questionados como uma molécula inexistente interage químicamente, os homeopatas alegam que o método não é químico, mas sim físico, pela “memória da àgua”. Um processo físico que os próprios físicos desconhecem.
Um grupo de belgas, realizou uma conferência de imprensa na qual céticos tentaram cometer suicídio coletivo tomando enormes quantidades de veneno preparadas por diluições que seguiam o método homeopático. Ninguém passou mal.
O método científico também garante que a homeopatia é ineficaz: Em agosto de 2005, a revista científica The Lancet publicou uma metanálise de 110 experimentos homeopáticos placebo-controlados e 110 experimentos médicos convencionais, baseados no "Programa para Avaliação de Medicinas Alternativas " do Governo da Suiça. No artigo os pesquisadores apresentam sua conclusão de que afinal "os efeitos clínicos da homeopatia são nada mais que efeitos placebo". (Ref:  Are the clinical effects of homoeopathy placebo effects? Comparative study of placebo-controlled trials of homoeopathy and allopathy, Lancet 366 (9487): 726–732)
Se a homeopatia não funciona, e os homeopatas estão pouco se importando com isso, como explicar o sucesso dessa prática irracional entre o público leigo? Isso será abordado em breve...

3 comentários:

  1. Nunca fui dessas pessoas que adoram um remédio.Pra tomar mesmo só em último caso.Nesse ponto também tenho meus questionamentos(sobre a origem,conteúdos dos mesmos e eficácia).E apesar de nunca seguir nenhum tratamento neste sentido(há quem diga que obteve melhoras com o mesmo).E se fez ou faz bem para alguns,deve funcionar de alguma forma,mas acho que o que funciona mesmo é a fé depositada no mesmo.Bem como numa medicação(em casos em que não seja realmente necessário e obrigatório o uso dos mesmos);se a pessoa acredita que os mesmos vão ajudá-lo(a) a melhorar,este tem mais chance de de dar um retorno positivo pro paciente.Mas,isso não é uma regra,mas acontece.Não sei se deu pra entender e reforço que os medicamentos tem sua importância sim e melhor seria se fossem apenas tomados com acompanhamento médico.Não conheço muito sobre esse assunto,mas faz sentido os seus questionamentos pelos dados levantados.Mas,existem outras partes da medicina alternativa (e algumas delas já comprovaram que resultados também podem ser alcançados) mais com a união da medicina tradicional que sempre foi e será muito importante e a base pra qualquer uma destas e outras que possam surgir.O que você pensa sobre a musicoterapia ?Legal se você puder contribuir com sua opinião e experiência profissional e de vida sobre a mesma.Esta já esta ganhando espaço em hospitais e em outros espaços e junto de médicos e acompanhando tratamentos de pacientes(sendo mais uma ferramenta)vem alcançando bons e eficazes resultados.Por isso que disse,tendo união e fé tudo é possível.LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Dr. Mauricio percebi que o Dr. não teve coragem de se matar e fazer um favor para a humanidade, que pena, teremos o disprazer de encontrá-lo pelas ruas, de continusr escrevendo estes textos absurdos, refletindo na verdade a sua cruel realidade de vida. O Dr. como disse um colega anônimo deveria ser denunciado as autoridades, o ;dr. faz mal a sí mesmo e aos outros. Esqueci...para ter coragem é necessário crescer!!! sorte ai viu com seus textos psicóticos e tóxicos. Amém

    ResponderExcluir
  3. Dr eu gosto da homeopatia, faço uso e me sinto bem, se a homeopatia é ineficaz, por quê o conselho de medicina , não acaba com está atividade entre os médicos.

    Tina

    ResponderExcluir