sexta-feira, 29 de julho de 2011

O sucesso da Homeopatia

Uma vez que a homeopatia é uma prática não reconhecida pela ciência, como explicar seu sucesso entre os leigos? A psicologia mais básica é capaz de entender esse fenômeno. Quem procura um médico, está, basicamente a procura de alívio para seu sofrimento. Isso se consegue com:
1º-Conhecimento técnico. Espera-se do médico, que conheça ciências como anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, entre outras. Espera-se que ele domine o conhecimento sobre o funcionamento do organismo, os mecanismos das doenças, bem como as maneiras de tratá-las, os medicamentos e outras terapias.
2º-Acolhimento. O paciente espera ser visto como um ser humano, num momento de fragilidade, quer ter seu sofrimento reconhecido e legitamado. Espera compreensão, conforto, esperança. Quer ser assegurado de sua melhora, por uma suposta autoridade no assunto.
Alguns médicos tem muito conhecimento técnico necessário para tratar doenças. Nem todos sabem como lidar bem com pessoas, principalmente pessoas aflitas, com medo, inseguras, o que é uma falha, mas algo comum, uma vez que nós, médicos, estamos mais acostumados com a presença do sofrimento e morte em nossa rotina. Alguns são por demais objetivos, parecendo rudes ou frios. Homeopatas são profissionais de saúde que, compensam a falta de conhecimento técnico, com excesso de atenção, carinho e empatia. São profissionais que demoram em suas consultas, desenvolvem entrevistas prolongadas, aparentam se interessar por detalhes da vida dos seus pacientes, cativam a empatia, instilam confiança. Isso pode ser o suficiente para pessoas que não estão realmente doentes, mas carentes de atenção, afeto. Que são situações muito comuns na prática clínica, não requerem muito conhecimento técnico, mas sim tranquilização, acolhimento e orientação. Quando o paciente estiver realmente doente, se o homeopata tiver algum conhecimento para reconhecer que existe um problema, e se o paciente tiver sorte, será encaminhado para um médico de verdade. Ou então teremos a combinação perfeita entre um paciente carente de atenção com um médico carente de competência técnica.  

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Dr.Mauricio,por favor leia o último e-mail que eu mandei para vc(desconsidere o primeiro que eu mandei).Não custa nada ler,não se preocupe,não quero incomodá-lo,fique tranquilo,mas leia por gentileza.Angela.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. DR POR GENTILEZA O SENHOR PODE EXPLICAR POR QUE MEU COMENTÁRIO FOI REVOVIDO ? NÃO OFENDI NINGUÉM MUITO MENOS O SENHOR, ACHO QUE O SENHOR ESTA PASSANDO DOS LIMITES.TUDO BEM QUE O ASSUNTO NÃO TEM NADA HAVER COM O TEXTO,MAS TENHO O DIREITO DE POSTA O QUE EU QUISER,SE O SENHOR (censurado pelo dr. Mauricio) DE ALGUMA FORMA COM MEU COMENTÁRIO, SAIBA QUE O SENHOR NÁO É O ÚNICO QUE TEM ...(censurado por não ser da conta de ninguém) ESPERO QUE POSTE ESSE COMNTÁRIO.
    S.Ap.A.

    ResponderExcluir
  5. Maria Betânia30 julho, 2011

    Cade meu pequeno comentário? o assunto já é um porre ainda leva um ano pra post!!

    ResponderExcluir
  6. Maria Betânia30 julho, 2011

    Nossa acho que o quebra pau vai começar!! mais também não entendo por que foi removido o comentário, não tinha nada de mais pelo menos foi o que eu entendi !!!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a homeopatia funciona, pois muitas doenças são psicossomáticas,portanto respondem satisfatoriamente apenas ao efeito placebo.

    Vera Romana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antiga Paciente23 outubro, 2014

      Para que falar muito quando se tem conhecimento e experiência no assunto ?
      Em poucas palavras ela disse tudo.
      Mulher inteligente é outra coisa, né, Doutor ?

      Excluir
  8. Vera,

    Ou então, a homeopatia funciona por quê geralmente está associada a outra tratamento que funciona.

    Tina

    ResponderExcluir
  9. A homeopatia é eficaz simplesmente por ser o mesmo que dar um remédio de mentirinha para uma doença imaginária.
    é diferente de qualquer outro tipo de medicina. Um único medicamento homeopático trata todos os sintomas do paciente, não somente a sua queixa principal. O efeito de uma dose pode durar meses ou mesmo anos.É melhor seguirmos tudo que tem comprovação científica, Mauricinho, vc tem razão em tudo que escreve.

    Vera Romana

    ResponderExcluir
  10. Faz sentido o que descreveu no seu texto e tem um pouco a ver com o que falei no outro sobre o assunto.Muitas vezes dá certo pelo crédito que depositamos no tratamento e/ou medicamento.Mas,acho que a medicina tradicional poderia tentar preencher esta lacuna que acaba levando pacientes que realmente precisem de uma medicação controlada e segura,dando mais atenção a história de vida do seu paciente,ao mesmo e não somente se preocupar em amenizar e curar as dores dos mesmos e sim buscar a causa e se possível;aliar conhecimento e atenção.Bem como pacientes também devem valorizar seus médicos e não esperar que estes sejam seus Deuses e sim pessoas que vão ajuda-los ,mais cada um deve fazer sua parte e entender que estes também são humanos(possuem seus defeitos e qualidades,tem dias que estão bem ,outros nem tanto,etc).A ciência é muito importante sim,mas acredito que aquilo que vemos que faz diferença e obtém resultados ,ainda que não seja de forma cientifica ,queira nos dizer ou nos mostrar alguma coisa .Refletirmos sobre nossas práticas,como e onde podemos melhorar e consequentemente darmos ao paciente um maior e melhor suporte(sem precisar bajular,saber até suas manias -mas dosando amizade e profissionalismo ético).LUZ.

    ResponderExcluir